A derrota tirou a seleção da liderança da tabela de classificação da VNL. Com sete vitórias e 20 pontos, o time agora está atrás dos Estados Unidos, que têm o mesmo número de vitórias e pontuação, mas levam vantagem no saldo de sets. O time brasileiro, porém, segue muito perto de confirmar sua classificação para a Fase Final.
O Brasil iniciou a partida contra as alemãs com a levantadora Roberta, a oposta Rosamaria, as ponteiras Ana Cristina e Julia Bergmann, as centrais Júlia Kudiess e Luzia e a líbero Marcelle.
O técnico José Roberto Guimarães fez muitas mexidas durante o duelo, colocando a levantadora Macris, as opostas Kisy e Tainara, a ponteira Helena, a central Diana e a líbero Natinha.
Helena, em especial, foi fundamental na reação brasileira. Ela entrou na reta final do segundo set e não saiu mais, terminando a partida como principal pontuadora com 21 pontos no ataque, a mesma marca obtida por Ana Cristina, que foi deslocada para a posição de oposta durante o jogo e obteve 18 ataques, dois aces e um bloqueio.
"É duro sofrer a primeira derrota, mas é importante que tenha acontecido agora e não na Fase Final," disse Ana Cristina. "Temos duas semanas para descansar agora e vamos focar em corrigir os pontos em que falhamos e melhorar aqueles em que fomos bem. Foram duas semanas duras e conseguimos seguir evoluindo. Hoje estávamos em uma situação difícil depois de perdermos os dois primeiros sets de forma muito apertada, mas nos unimos, ajudamos umas às outras e conseguimos buscar. Infelizmente perdemos o quinto set, mas esse jogo mostrou que juntas temos força para sair de qualquer situação."